BLOG _ ROB

As Cicatrizes si machucarem

Compreendendo  o  trauma psicológico

O trauma é um fardo emocional quando a criança ou adulto são  expostos a  algum tipo de situação que produz um evento traumático, como: trauma pós-guerra, morte de um membro da família, seqüestros, estupro; etc.

Temos que entender que nem todo tipo de situação difícil na vida produz trauma, há pessoas que são capazes de enfrentar muitas situações difíceis como: fome, dormir na rua, desemprego, não ter nenhum membro da família e mesmo assim eles levam as coisas com filosofia, talvez você diga que são pessoas de caráter forte, mas eu prefiro chamá-los de estoicos.

O trauma traz consigo culpa, medo, ansiedade, depressão, quando ocorre na infância, gera um estado de sentimento em que a criança em fase adulta para se defender tem comportamentos explosivos, uma irritabilidade que muitas vezes outras pessoas não entendem, esses estilos de sobrevivência nascem como estratégia de adaptação para lidar com experiências traumáticas.

Há pessoas que sofreram abuso sexual na infância, quando crescem têm como resposta ao trauma um comportamento em que lhes custa, ter relação sexual, outras não gostam de ser tocadas, crianças que foram abusadas na infância na idade adulta têm dificuldade em se relacionar com pessoas do mesmo sexo.

Trauma nos impede de ser quem realmente queremos ser.

Tenha cuidado ao chamar alguém de tóxico sem conhecer seu passado, vejo que é muito elegante chamar de «tóxico» qualquer tipo de relacionamento e amizade, talvez porque as pessoas que não entendem psicologia adoram parecer inteligentes, não confundem uma pessoa com problemas emocionais com tóxicos.

É possível curar un trauma

Trauma só é possível curar se você permitir, primeiro você tem que tentar sair dos padrões de vitimização, a maioria das pessoas que sofrem qualquer tipo de trauma eles se isolarem acreditando que estarão mais seguros dentro de casa, sem ninguém para machucá-los. Como o exterior os assusta, sem entender que a única maneira de superar o trauma é encararlo, talvez você me diga para mim parece fácil, para mim não foi fácil porque eu tive que passar por muitos traumas que com o tempo eu tive que decidir entre superá-los ou deixá-los me destruir eu escolhi me salvar.

Como evitar

A única maneira de evitar qualquer tipo de trauma na infância é ouvir seu filho e protegê-lo.
Acredite no seu filho quando:
• Ele não quizer estar com certas pessoas
• Quando ele lhe diz que seu tio, primo, avô fazem toques estranhos en seu corpo.

@Todos os direitos reservados: Robson Marins, escritor, blogueiro, pensador, estudante de educação social, amante de literatura