BLOG _ ROB

O Medo Patológico de Não Ser Amado

Infelizmente às vezes associamos obediência ao afeto, o afeto é uma das necessidades que temos como seres humanos, a maioria das pessoas que têm esse medo é porque na infância eles não tiveram a atenção, o afeto e a proteção dos pais. As crianças que tiveram a devida atenção desenvolverão uma vida saudável e eficaz, enquanto outras terão uma personalidade estruturada de acordo com o que outros esperam que sejam.

Há casos que esse medo pode ser devido à baixa autoestima, outros precisam suprir o afeto que não é recebido dos pais, por isso existem muitos casais conflituosos, pois têm que manter a função de pai/mãe até o mesmo que uma criança. Quando você faz o papel de pai a relação fica muito sobrecarregada, já que você começa a dizer o que você deve ou não fazer, o que você deveria ter feito, impedindo assim que a pessoa assumisse sua autonomia.

Pessoas que sofreram abusos na infância, na idade adulta têm essa necessidade de se sentirem protegidas, procuram alguém para protegê-los, seu inconsciente as faz acreditar que ainda são crianças indefesas, quando na verdade já são adultos capazes de se defender.

Pessoas com medo de não serem amadas têm uma tendência a se desvalorizar, são inseguras, sensíveis, têm uma visão irrealista do que o mundo é, sempre agradam os outros excessivamente, assumindo um papel submisso. Você pode até evitar o contato com os outros e isolar-se socialmente por medo de rejeição.

Gostaria que soubéssemos amar sem expectativas, sem pretensões, sem esperar ser recíprocos. No entanto, somos humanos, com deficiências e necessidades. Trabalhar com medo a primeira coisa que você tem que fazer é entender que você vive em uma sociedade na qual infelizmente um dia você terá que ser rejeitado ou rejeitado, quando você parar de criar expectativas e idealizar as pessoas, tudo flui muito melhor, parar de desempenhar o papel catastrófico.

@Todos os direitos reservados: Robson Marins, escritor, blogueiro, pensador, estudante de educação social, amante de literatura.